terça-feira, dezembro 30, 2008

É nóis na fita mano!

Que é notório a dificuldade das pessoas em dominar nossa língua materna, isso sempre soubemos, mas hoje é extremamente necessário se ter ao menos um pequeno conhecimento básico para se viver e conviver. Os nossos regionalismos e nossas culturas se esbarram com a norma culta deixando muitas questões em abertos e dúvidas.
A verdade é que nem as gramáticas se entendem, pois é muito fácil de encontrar várias divergências do mesmo item. O que será de nós pobres mortais? Na Academia Brasileira de Letras só existe IMORTAL e como diz a canção de Sandy & Jr: " o que é imortal, não morre no final"... Rs... (que descoberta hein? kkkkk)
A foto 1 mostra na realidade o que é isso. Ao fazer a troca de uma consoante por outra, tentando burlar o sistema de trânsito o cidadão acabou por se entregar e deixando evidente se tratar de uma contravenção, não só a lei como também com a língua portuguesa.
Ah! Existe um grande detalhe: Vivemos de exemplos e de ídolos e como o detentor do maior cargo da nossa política também passa por certos "deslizes", fica difícil, não acha? Rs... Contundo segundo Saussure- foto 2 ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_de_Saussure ), quando a mensagem consegue passar a informação, o objetivo foi alcançado.
"É pá cumpricá mês"...

Herbeth Viana e "seus comparsas" do Paralamas (http://www.osparalamasdossucesso.com.br/ ) foto 3, diz o seguinte:
Assaltaram a gramática
Assassinaram a lógica
Meteram poesia, na bagunça do dia-a-dia
Sequestraram a fonética
Violentaram a métrica
Meteram poesia onde devia e não devia
Lá vem o poeta com sua coroa de louro Agrião, pimentão, boldo
O poeta é a pimenta do planeta

É muito difícil mesmo, mas se o Saramago pode escrever sem pontuação...

Isso já é outra história...

Um comentário:

  1. O que é isso meu amigo?O nosso simples cidadão só estava adiantando a nova mudança da grámatica...Tudo bem que foi da forma mais incorreta mas ele só pensava em "se atualizar-se"! rsrsrs

    ResponderExcluir